Daniela Pereira, 31 anos, é candidata da Juntos por Braga à presidência da Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, anunciou a coligação PSD/CDS em comunicado à imprensa.
Licenciada em Ciências da Comunicação, é doutoranda em Ciências da Comunicação e Informação na Universidade do Porto.
Com um percurso profissional ligado à comunicação, consolidou uma carreira na área da comunicação e marketing com forte enfoque na responsabilidade social, área onde é especialista, tendo coordenado projetos em empresas de referência, tanto em Braga como no Porto.
“A sua experiência combina estratégia, proximidade com os territórios e sensibilidade social, caraterísticas que também se refletem no seu percurso académico, com mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação Política, e uma constante ligação às dinâmicas locais”, refere o comunicado.
A coligação destaca ainda o “forte espírito de missão e serviço público”, estando “ligada desde cedo à vida cívica da Freguesia, tendo crescido numa família muito envolvida com a causa pública e com a defesa local”. É membro da Assembleia de Freguesia eleita pela coligação Juntos por Braga desde 2013, tendo chegado a assumir funções, por pouco tempo, como vogal do executivo.
Paralelamente, foi voluntária, até 2024, na Associação de Festas de São João de Braga, onde coordenou a comunicação e os eventos, reforçando a ligação entre tradição, comunidade e participação. Fez ainda parte da direção desta associação, que é responsável pela concretização das festas do São João de Braga. Foi ainda voluntária em várias instituições sociais da Freguesia, acompanhando a realidade do território.
“Profundamente envolvida no movimento associativo, Daniela Pereira acredita que as associações locais são pilares essenciais da coesão social, cultural e comunitária. Nos últimos anos, o associativismo tem sido desvalorizado pelo atual executivo, que falhou em apoiar, escutar e cooperar com as estruturas que mantêm vivas as freguesias em diversas dimensões — do desporto à cultura, da juventude à solidariedade”, lê-se no comunicado.
Devolver às freguesias e aos territórios que a compõem (Nogueira, Fraião e Lamaçães) a proximidade, o cuidado e “a atenção que os cidadãos merecem, rompendo com o afastamento registado no último mandato”, são os seus objetivos.