Manuel Cunha é o candidato da ‘Juntos por Braga’ à União de Freguesias de Lomar e Arcos, anunciou esta terça-feira a coligação que junta o PSD/CDS/PPM. Apresenta-se como uma alternativa para tornar a autarquia local “mais próxima das pessoas, mais transparente e mais focada em soluções reais para os problemas da população”.
Apresentado como tendo “experiência de liderança e forte ligação” à comunidade, o candidato quer revitalizar os espaços públicos, apoiar os mais vulneráveis, valorizar as associações locais e recolher mais investimentos para as freguesias.
Com 56 anos, casado, pai de três filhos e avô de uma menina, desempenha funções de chefia no grupo Bosch. Com um percurso cívico marcado pela proximidade às pessoas e pelo envolvimento com a comunidade educativa, foi representante dos pais na Escola Alfacoop durante seis anos e membro da Associação de Pais da Escola Básica de Lomar durante três.
Em 2021, fundou o movimento independente ‘ALA – Abraçar Lomar e Arcos’, que levou pela primeira vez uma nova voz às urnas, movido pela convicção de que era possível fazer melhor.
Agora, volta a apresentar-se como candidato à União de Freguesias de Lomar e Arcos, desta vez pela coligação ‘Juntos por Braga’, que “reconheceu em si as qualidades de um verdadeiro representante da população: capacidade de liderança, compromisso com a verdade e uma dedicação exemplar às freguesias”.
“Apresenta-se como uma alternativa sólida ao atual executivo, defendendo uma política transparente e feita com as pessoas e para as pessoas. Entre os principais problemas que identifica nas freguesias, destacam-se a falta de proximidade real entre a Junta e os cidadãos, a degradação dos espaços públicos e a carência de investimento, o apoio social insuficiente a idosos e crianças com necessidades, a reduzida aposta em infraestruturas úteis e duradouras para a população e a falta de valorização das associações locais”, refere a coligação.
CENTRO DE DIA
Manuel Cunha diz querer “reverter este cenário e apresenta um plano de ação ambicioso e responsável”. Acompanhado por uma equipa preparada, com visão moderna e espírito de missão, apresenta uma proposta assente na inovação e na resposta concreta às necessidades da população e ao desenvolvimento das freguesias.
Propõe uma Junta “próxima e acessível, que escute e respeite os cidadãos”.
Um dos seus grandes objetivos é promover um Centro de Dia, uma iniciativa com impacto direto na qualidade de vida da população.