A ‘Juntos Por Braga’ felicitou esta quinta-feira o Forum Braga pelo seu 7.º aniversário, sublinhando “o papel determinante desta infraestrutura na afirmação da cidade como um polo cultural, económico e social de referência em todo o Norte do país”.
Em comunicado, a coligação PSD/CDS/PPM refere que ao longo dos últimos sete anos, o Forum Braga acolheu cerca de 1500 eventos, entre os quais mais de 500 espetáculos e 300 congressos, que trouxeram a Braga “mais de 3,5 milhões de visitantes”. “A versatilidade do espaço — capaz de receber desde encontros de 20 pessoas até grandes produções com mais de 20 mil participantes — consolidou-o como um verdadeiro motor de dinamização da cidade, preparado para os desafios do futuro”, acrescenta.
Para João Rodrigues, líder da “Juntos Por Braga”, “o Forum Braga é um símbolo de visão estratégica e de capacidade de concretização. Em apenas sete anos tornou-se um espaço de referência nacional, um ponto de encontro para negócios, cultura e experiências, projetando Braga para o país e para o mundo. A sua história é também a prova de que a cidade sabe antecipar o futuro e preparar-se para ele”.
O aniversário do Forum Braga coincide com mais de uma década da InvestBraga, a agência para a dinamização económica do município, que tem tido “um impacto decisivo na transformação da cidade”. Criada em 2014, a InvestBraga soma já 1198 projetos empresariais apoiados, dos quais 375 internacionais, “reforçando a atratividade de Braga para multinacionais, grandes grupos tecnológicos e investidores de elevado valor acrescentado”.
NO BOM CAMINHO
Para o candidato social-democrata, “os resultados são claros: Braga é hoje o 3.º concelho mais exportador de Portugal, com um volume de exportações de 3.021 milhões de euros, um crescimento de +289% face a 2013, muito acima da média nacional. Entre 2013 e 2023, a cidade criou em média 3.329 novos empregos por ano, superando largamente as metas definidas no Plano Estratégico 2014-2026. A taxa de desemprego registou também uma redução expressiva, passando de 14.756 desempregados em 2014 para 5.752 em julho de 2025”.
João Rodrigues aponta ainda como exemplo de sucesso a Rede de Embaixadores Empresariais de Braga, ao reunir 41 líderes que “representam mais de 350 empresas, responsáveis por 5,3 mil milhões de euros em volume de negócios, 3,2 mil milhões em exportações e mais de 27.400 postos de trabalho”.
“A Startup Braga, criada em simultâneo com a InvestBraga, afirmou-se como um dos hubs de inovação mais relevantes do país”, sublinha.
“Em pouco mais de uma década apoiou mais de 400 startups, que já criaram 2.500 empregos altamente qualificados e angariaram mais de 500 milhões de euros em investimento. Programas pioneiros em saúde, tecnologia e biotecnologia reforçaram a ligação da cidade à investigação e à inovação aplicada, contribuindo para que Braga fosse distinguida como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão em 2025 nos iCapital Awards da Comissão Europeia”, refere.
João Rodrigues diz que “estes resultados mostram que Braga está no bom caminho. Com o Forum Braga, com a InvestBraga e com a Startup Braga, a cidade posicionou-se entre as mais inovadoras e competitivas da Europa”. “A nossa missão é dar continuidade a esta trajetória de sucesso, garantindo que Braga permanece uma cidade de oportunidades, de emprego qualificado, de cultura e de inovação.”
O comunicado termina sublinhando que o aniversário do Forum Braga “é também a celebração da capacidade de Braga em pensar estrategicamente e concretizar resultados, projetando a cidade para os próximos desafios de crescimento, competitividade e internacionalização”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)