O aumento de efetivos das forças de segurança nas ruas e a instalação de câmaras de videovigilância em locais estratégicos são duas de medidas que constam de um plano “profundamente humano” em matéria de segurança, apresentado pelo candidato da Juntos por Braga às autárquicas de outubro.
Salientando assumir a segurança como “um dos pilares fundamentais” do seu projeto autárquico, a coligação PSD/CDS/PPM, liderada por João Rodrigues, apresenta um conjunto de “medidas concretas” para tornar Braga uma cidade mais segura, “em resposta às preocupações dos bracarenses”.
“Aquilo que nós queremos é ter uma cidade mais segura e, sobretudo, uma cidade onde se percecione uma maior segurança”, sublinha João Rodrigues, realçando que o plano não é apenas técnico, “mas profundamente humano”.
“Apesar das forças de segurança assegurarem que Braga continua a ser uma cidade segura, a verdade é que tão importante como a segurança, é a perceção dessa segurança. E nós queremos trabalhar nisso”, diz.
Entre as medidas anunciadas destacam-se o reforço da iluminação pública em todo o concelho, o aumento do número de efetivos das forças de segurança nas ruas, promovendo a proximidade com os cidadãos, e a instalação de câmaras de videovigilância em locais estratégicos.
CIDADE ABERTA
A implementação de câmaras de videovigilância será feita com critério, garantindo o equilíbrio entre a eficácia e o respeito pelos direitos de privacidade da população.
“Não vai ser a Câmara Municipal nem o presidente de Câmara a decidir onde devem ou não estar instaladas câmaras de videovigilância. Tudo será feito a pedido e em máxima articulação com as forças de segurança”, garantiu o candidato.
Com estas e outras medidas, a coligação ‘Juntos Por Braga’ apresenta uma visão de cidade onde a segurança “é construída com responsabilidade e em colaboração com quem melhor conhece o terreno, com impacto direto no quotidiano dos bracarenses”.
“O plano é garantir que Braga continua a ser uma cidade aberta e acolhedora, mas com respostas eficazes aos desafios da segurança urbana”, resume o candidato social-democrata.
Fernando Gualtieri (CP 7889)