O candidato da CDU à presidência da Câmara de Braga defendeu o “fim imediato da injusta divisão” do passe dos TUB – Transportes Urbanos de Braga em duas coroas, exigindo uma coroa única ao preço de 14 euros mensais.
Junto os trabalhadores da empresa municipal TUB, João Baptista defendeu ainda, esta segunda-feira, um reforço da frota de viaturas e a contratação de mais pessoal.
“É urgente que a Câmara Municipal de Braga dê o exemplo, assegurando um salário justo, melhores condições e igualdade de tratamento para todos os trabalhadores municipais, incluindo os da TUB-EM”, afirmou o candidato da coligação PCP/PEV.
O comunista exigiu igualmente uma “compensação financeira justa” pelas horas extra e a fiscalização das viaturas.
A aposta num “transporte público robusto” é vista pela CDU como uma “medida estruturante” para o futuro de Braga, capaz de retirar carros do centro histórico, promover a mobilidade suave e reduzir as emissões de carbono.
É neste contexto, a CDU reforça a sua exigência pela concretização do Passe Intermodal na área do Cávado, “tendencialmente gratuito”.
Depois do encontro com os trabalhadores da transportadora do município, a paragem foi a Freguesia de São Victor, a maior da cidade, para conhecer os “problemas graves que afetam a qualidade de vida dos residentes”.
Deu conta que na Rua Dom António Bento Martins Júnior falta rampas nos passeios, o que obriga os cidadãos com mobilidade reduzida a circular na estrada, “uma situação inaceitável”.
No Bairro das Enguardas, os moradores queixaram-se da falta de espaços verdes e de lazer, não dispondo de parques infantis, bancos de jardim ou árvores. A CDU defende a “urgente criação” destes equipamentos de usufruto coletivo.
Já na Rua D. Pedro V, artéria identitária da freguesia, “é imperativo um estudo de reabilitação que facilite a passagem dos autocarros da TUB-EM e garanta uma coexistência segura entre peões e meios de mobilidade suave”.
“Estes problemas mostram o abandono a que esta freguesia está votada. Impõe-se uma valorização do espaço público que o torne acessível e usufruível por todos os cidadãos”, sublinhou João Melo, candidato à Junta de Freguesia.
Fernando Gualtieri (CP 7889)