A Iniciativa Liberal de Braga reuniu com a Associação Sociocultural Luso-Brasileira de Apoio à Integração em Portugal (UAI), a única associação luso-brasileira reconhecida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM). A evolução do processo migratório no concelho foi um dos temas.
No encontro, a comitiva da IL, que acompanhava Rui Rocha, candidato à presidência da Câmara bracarense, teve oportunidade de conhecer de perto os diferentes formatos de apoio prestados pela associação — desde o acompanhamento na procura de emprego até ao suporte junto da AIMA.
Foi também discutida a evolução do processo migratório em Braga: se em 2017 o fluxo era mais homogéneo, hoje regista-se um perfil mais diversificado e abrangente.
De acordo com dados oficiais da Câmara de Braga, residem no concelho cerca de 20 mil cidadãos brasileiros. Contudo, ao incluir os que já adquiriram cidadania portuguesa ou italiana e os titulares de autorização de residência, estima-se que o número real possa ascender a 30 a 40 mil pessoas, tornando Braga a cidade portuguesa com maior concentração de cidadãos brasileiros.
Durante a reunião, foi ainda abordada a preocupação com as falhas no sistema de verificação do registo criminal, um problema que a própria UAI tem denunciado e para o qual reivindica mecanismos de controlo mais eficazes e seguros.
“Com esta visita, a Iniciativa Liberal de Braga reforça a sua disponibilidade para manter uma relação próxima com a UAI e com todas as comunidades migrantes que hoje enriquecem o Concelho de Braga”, refere o comunicado dos liberais.
ASSOCIAÇÃO UAI
A UAI tem como missão acolher e apoiar a integração de cidadãos migrantes, em especial da comunidade brasileira, disponibilizando serviços nas áreas jurídica, psicológica e social.
Entre as respostas oferecidas destacam-se o aconselhamento jurídico (análise de contratos, regularização documental), apoio psicológico, ajuda social através de donativos de roupa, bem como atividades de aconselhamento cultural para facilitar a integração em Portugal.
A associação conta ainda com uma forte componente comunitária, organizando eventos como a celebração do Dia da Independência do Brasil, que este ano terá lugar a 13 de setembro. Atualmente, a UAI reúne cerca de 5000 associados.