Iniciativa Liberal reagiu, esta segunda-feira, à afirmação de João Granja, candidato da coligação Juntos por Braga a S. Victor, de que “as juntas de freguesia devem ter mais competências, mas, até lá, serei uma voz forte, interventiva e reivindicativa em defesa das pessoas junto da Câmara Municipal (…)”
Ora, a candidatura dos liberais bracarenses, liderada por Rui Rocha, aponta, esta segunda-feira, em comunicado, que “nos últimos 12 anos”, o Executiva camarário da Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM) “nunca esta questão foi uma prioridade, bem pelo contrário”. “A delegação de competências na Junta de Freguesia é diminuta e não tem aumentado nos últimos anos, nem tem havido vontade política para mudar esta situação.”
“Perante isto, fica a dúvida: estará João Granja a criticar abertamente a gestão municipal que ajudou a construir, tendo ocupado e continuando a ocupar cargos de relevo nas estruturas locais do PSD? É difícil acreditar que assim seja”, afirma o IL, para logo questionar: “o que significa esta posição?”
“Numa leitura benevolente, será apenas uma mudança de opinião da coligação a que todos temos direito. Nesse caso, esperamos que seja colocada esta opção nos seus programas quer à CM Braga, quer às juntas de freguesia, para que tal fique claro para todos os eleitores. Esperamos que esta não seja mais uma promessa vã, que se desvaneça após o dia 12 de outubro”, dizem o liberais, que acrescentam: “E desejamos acima de tudo, que este desejo de transferência de competências não seja dependente das cores políticas dos executivos da CMB e das Juntas de Freguesia …”
MAIS AUTONOMIA
A candidatura da IL à Freguesia de São Victor defende, “de forma clara e inequívoca”, um “reforço profundo da delegação de competências nas juntas de freguesia, acompanhado dos respetivos meios financeiros”.
“Só com mais autonomia e capacidade de ação local será possível responder de forma eficaz e próxima às necessidades dos cidadãos, garantindo uma gestão mais ágil, eficiente e orientada para resultados concretos no dia-a-dia das pessoas”, sustenta.
Para a Iniciativa Liberal, a delegação de competências nas juntas de freguesia, e respetiva valorização orçamental, “deverá ser uma realidade em áreas como a reparação e manutenção de equipamentos e espaços da freguesia, como sejam reparações em pavimentos ou passeios, lâmpadas fundidas em candeeiros, jardins e espaços verdes, parques infantis e desportivos, limpeza de ruas e espaços públicos, entre outros”, sustenta, referindo que “isto ficará claro nos nossos programas eleitorais e serão parte da ação política dos nossos autarcas liberais eleitos”.
A candidatura da IL à Freguesia de São Victor defende ainda, “de forma clara e inequívoca”, “um reforço profundo da delegação de competências nas juntas de freguesia, acompanhado dos respetivos meios financeiros”.
“Só com mais autonomia e capacidade de ação local será possível responder de forma eficaz e próxima às necessidades dos cidadãos, garantindo uma gestão mais ágil, eficiente e orientada para resultados concretos no dia-a-dia das pessoas”, defende.
A concluir, os liberais afirmam consideram que “será importante repensar a organização em freguesias do concelho, a definição das freguesias urbanas/ rurais e as competências de cada uma destas. Queremos Braga como uma referência da gestão autárquica a nível nacional e esta reforma será um passo essencial para a sua modernização e serviço aos cidadãos”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)