Num encontro, um dos mais concorridos da campanha, Frederico Castro, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacou, este domingo, o trabalho feito durante o mandato e apresentou as principais propostas para o próximo ciclo autárquico, centradas no desenvolvimento, na habitação e na qualidade de vida.
Entre os investimentos em curso ou já aprovados, o candidato referiu a requalificação do Pavilhão da Escola Gonçalo Sampaio, a colocação de novo piso sintético e balneários no Campo de Monsul, a aquisição de terrenos para o futuro Complexo Desportivo Municipal e a recuperação do Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários, além da criação do Centro de Competência da Filigrana e do futuro Centro Interpretativo do Território, junto à rotunda das ‘Bolas de Ouro’, bem como a ampliação do Parque do Pontido, cuja candidatura já se encontra aprovada.
Frederico Castro sublinhou, também a importância da execução da Via Circular — um investimento de 18 milhões de euros “falado há décadas, mas agora finalmente assumido pela Câmara Municipal e pelas Infraestruturas de Portugal” —, bem como a construção do novo canil/gatil municipal de Mirão, com inauguração prevista até ao final do ano. O candidato destacou ainda que o programa Portugal 2030 garantirá 14 milhões de euros para investimento no concelho.
“Queremos uma Póvoa de Lanhoso mais viva, mais inclusiva e com mais oportunidades para todos. Esta é uma candidatura de continuidade, mas também de ambição — porque acreditamos no futuro que estamos a construir juntos”, afirmou o candidato socialista.
BALANÇO
Frederico Castro fez também o balanço do seu mandato, salientando a modernização dos serviços municipais, o investimento nas freguesias e a aposta nas pessoas.
“Há quatro anos, muitos serviços obrigavam à deslocação à Câmara Municipal. Hoje, qualquer cidadão pode tratar de tudo online, com rapidez e eficiência”, destacou.
Na educação e no desporto, recordou as requalificações realizadas na Escola Secundária e no polo desportivo da Gonçalo Sampaio, onde foi criado o primeiro campo de padel do concelho, bem como as melhorias nas piscinas municipais, que corrigiram problemas estruturais e reduziram desperdícios.
Na proteção civil, destacou “a transformação profunda” alcançada: “Em 2017, tínhamos apenas um técnico sem estrutura. Hoje, a Póvoa de Lanhoso é uma referência distrital, com equipa, equipamentos e meios operacionais à altura das exigências.”
O candidato socialista lembrou ainda o investimento de 17,5 milhões de euros nas freguesias — traduzido em mais de 300 obras realizadas — e a valorização da filigrana, agora reconhecida como Património Cultural Imaterial.