Com o apoio da coligação ‘Juntos por Braga’, João Oliveira avança com a recandidatura independente ‘Mais Esporões’ à presidência da Junta de Freguesia, anunciou a coligação PSD/CDS.
João Oliveira avança para um novo mandato com” a ambição de dar continuidade a um projeto de proximidade, investimento estratégico e atenção às necessidades da população”.
“Ao longo dos últimos anos, liderou um ciclo de transformação e progresso, com destaque para a valorização e dinamização do território, a criação de áreas de lazer e a melhoria da rede viária”, refere a ‘Juntos por Braga’ em comunicado.
Com 46 anos, é casado, pai de dois filhos e tem formação superior com licenciatura e mestrado em Gestão. Empresário, mantém uma participação ativa na vida cívica, social e associativa da freguesia. Foi presidente de uma Associação de Estudantes no Ensino Superior, dirigente do Centro Social e Paroquial de Esporões e do Grupo Desportivo e Recreativo de Esporões. Desempenha funções como Juiz Social no Tribunal de Menores de Braga e integra atualmente o Conselho Consultivo de Desenvolvimento Turístico e o Conselho Consultivo da Mobilidade de Braga.
No plano autárquico, iniciou funções como tesoureiro da Junta de Freguesia e assumiu a presidência da Junta em 2015, cargo que desempenha há mais de dois mandatos. É desde 2017, líder do Grupo de Juntas Independentes na Assembleia Municipal de Braga.
“Ao longo do seu percurso autárquico, tem sido um rosto de estabilidade e trabalho consistente, pautado por resultados visíveis e um forte sentido de missão”, lê-se no comunicado.
Entre as realizações dos últimos anos destacam-se a ligação do centro da freguesia à Santa Marta das Cortiças, a instalação do Baloiço de Esporões, a criação de vários parques de lazer (Jardim das Oliveiras, Travessa das Granjas e Boucinhas), o reforço dos transportes públicos com novas linhas e paragens e a instalação de ecopontos e oleões.
A Junta avançou ainda com a requalificação dos balneários do ringue polidesportivo, dos parques fitness, da rede viária em vários pontos da freguesia, destacando-se a Av. de S. Tiago e a Av. Senhor dos Aflitos (EN 101). Foi também requalificado o salão da Junta de Freguesia e renovada a sede da Associação de Reformados. Como prioridade definida, a autarquia local tem preservado um apoio constante a todas as associações da freguesia.
PROPOSTAS
Para o próximo mandato, João Oliveira propõe a continuidade do serviço de limpeza urbana e da requalificação de todos os fontanários. Está já em curso a obra do novo edifício da Unidade de Saúde Familiar de Esporões, um investimento que servirá mais de 10 mil utentes da região.
Está igualmente prevista a requalificação do edifício da Junta, com um investimento de cerca de 400 mil euros, incluindo a criação de um Espaço Cidadão. Entre os projetos estruturantes incluem-se ainda a construção de uma Casa Mortuária, a requalificação total do Campo de Futebol 10 de Outubro, a criação de um pavilhão gimnodesportivo e de um edifício multiusos para a Proteção Civil.
O reforço do apoio à comunidade escolar e aos movimentos associativos, bem como o investimento na área social, são também prioridades, assim como a criação de um trilho pedestre na encosta de Santa Marta das Cortiças. Haverá também um reforço das atividades culturais envolvendo as diversas associações da freguesia.