Inês Rodrigues, candidata à Assembleia Municipal, e João Jorge, mandatário concelhio da CDU, visitaram a sede da CERCI Guimarães para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por esta instituição, comprometendo-se com o reforço dos recursos humanos e financeiros.
A delegação da coligação PCP/PEV ficou a saber que a instituição, que presta um serviço fundamental à comunidade de Guimarães, enfrenta uma procura crescente por parte da população, pelo que necessita de um reforço no investimento e na garantia dos apoios essenciais para que a instituição possa continuar a prestar o seu serviço de excelência.
A situação do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) foi destacada como exemplo. Esta equipa, composta por apenas 11 trabalhadores, presta apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais nos 18 agrupamentos de escolas de Guimarães e Vizela, foi um dos exemplos da necessidade de apoios, apontados pela direção.
“Apesar do aumento exponencial da procura, o financiamento mantém-se inalterado desde 2014”, lamenta a CDU, sublinhando “a importância de assegurar que as instituições de apoio social, como a CERCI, tenham os recursos humanos e financeiros adequados para responder às necessidades da comunidade”.
A CERCI Guimarães apoia mais de 400 utentes e conta com de cerca de uma centena de profissionais.
Fernando Gualtieri (CP7889)