O candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Braga, João Baptista, abordou os problemas que afligem a população de Ruílhe, nomeadamente nas áreas da acessibilidade, mobilidade e serviços de proximidade.
Acompanhado pelo candidato da coligação PCP/PEV à Junta de Freguesia local, Rui Vilaça, viu a ser apontadas fragilidades na Estrada Municipal que liga Ruílhe, via Tebosa, à EN 14, com “impacto na segurança e na fluidez das deslocações diárias” e a insuficiente a frequência da linha dos TUB – Transportes Urbanos de Braga que serve o centro da freguesia, o que dificulta o acesso a trabalho, escola e serviços.
Foi ainda sinalizada a ausência de rotas diretas para Tebosa, freguesia onde funciona a unidade pública de saúde que serve Ruílhe. “Sem centro de saúde local, essas ligações tornam-se essenciais para consultas de rotina”, aponta a CDU.
Foi ainda sinalizada a ausência de rotas diretas para Tebosa, freguesia onde funciona a unidade pública de saúde que serve Ruílhe. Sem centro de saúde local, essas ligações tornam-se essenciais para consultas de rotina.
O auditório da sede da Junta localizado no 1.º andar, mas sem acesso para pessoas com mobilidade reduzida e a falta de uma caixa multibanco foram outros dos problemas apontado ao candidato comunista.
A CDU considera que estas situações “confirmam o alheamento e afastamento da maioria municipal liderada pelo PSD das freguesias mais rurais e mais afastadas do centro de decisão, o que tem levado à saída de muitos jovens da freguesia”.
Fernando Gualtieri (CP7889)