João Baptista, candidato da CDU à Câmara de Braga, defendeu esta quarta-feira, a criação de uma carta municipal de habitação que levante os edifícios devolutos que possam ser reabilitados com vista ao arrendamento a preços acessíveis.
Falando após um encontro com a Associação de Moradores das Enguardas , o candidato do PCP sublinhou a necessidade do combate à especulação imobiliária que “expulsa os moradores do centro das cidades” e a luta pelo fim da lei dos despejos.
A concretização dos contratos de arrendamento de dez anos, a construção de habitação pública, o desenvolvimento de cooperativas, os apoios para as famílias mais necessitadas e a valorização das associações de moradores, cujo “papel na integração na vida dos bairros e na coesão das comunidades é inigualável” são outras medidas preconizadas pelo candidato da coligação PCP/PEV.
Acompanhado por Sandra Cardoso, candidata à AM, e João Melo, candidato à AF de São Victor, João Baptista valorizou o papel da Associação de Moradores das Enguardas por manter o “bairro vivo”, e servir de “plataforma entre os problemas e aspirações da população e o poder local, por manter os seus jovens com os tempos livres ocupados e pelas atividades que desenvolve junto dos reformados”.
“O papel das associações de moradores é fulcral para a CDU, fruto de Abril e forma basilar de organização das populações, recordou, comprometeu-se a “lutar para garantir mais apoios às associações de moradores existentes, bem como mais meios para a BragaHabit – EM poder financiar tais associações e respetivas atividades”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)