A CDU apresentou este domingo os 37 candidatos à presidência de juntas de Braga, dos quais 23 são homens e 14 mulheres, com uma média de idades de 50 anos. A candidata mais jovem tem 19 anos e a mais experiente 76. No total, contam-se 10 independentes entre os candidatos à liderança das juntas. Ao todo, são mais de meio milhar de candidatos.
No centro de Braga, João Baptista, candidato a presidente da Câmara, reiterou os compromissos assumidos pela coligação PCP/PEV: defesa do direito à Habitação contra a especulação imobiliária, a luta pelo reforço dos transportes públicos e melhor mobilidade e a salvaguarda do ambiente e de espaços verdes.
O candidato do PCP reafirmou o que tem sido uma máxima da candidatura nesta pré-campanha que “com a CDU, Braga sabe com quem conta”.
“Fazemos a diferença nos órgãos autárquicos. As pessoas sabem que podem contar connosco e o facto da CDU ser a única força política a concorrer a todas as freguesias de Braga confirma a consolidação da CDU e que somos a alternativa necessária”, frisou.
“A CDU é uma grande força unitária, porque integra o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista ‘Os Verdes’, a Intervenção Democrática, e milhares de homens, mulheres e jovens independentes, sem filiação partidária que lutam a nosso lado”, destacou por sua vez Sandra Cardoso, cabeça de lista à Assembleia Municipal, sublinhando também que “esta força unitária e popular, a CDU, é a única a concorrer a todas as freguesias e uniões de freguesia de Braga”.
A Coligação Democrática Unitária, acrescentou, “e também uma força popular, porque vive e existe para lutar por uma resposta aos problemas concretos das populações, para servir os eleitores, e não para se servir deles, e integra nas suas listas gente variada, da universidade ao desporto, da cultura à administração pública, dos professores aos profissionais da saúde, da agricultura à arquitetura, dos quadros técnicos aos advogados, dos jovens aos reformados, dos operários às operárias”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)