O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, recandidata-se a um terceiro mandato pelo PSD, apresentando a mobilidade como uma das prioridades e a ligação da autoestrada A28 ao concelho como uma luta “a travar sem descanso”.
Numa nota de imprensa enviada à Lusa, o candidato de 49 anos, licenciado em Economia e Gestão, manifestou a intenção de, num novo mandato após as eleições autárquicas de outubro, se bater “pela melhoria das ligações entre Monção e Valença, garantindo ligação, em tempo útil, a outros meios de transporte, como o comboio”.
Criar transporte “para todas as freguesias do concelho” do distrito de Viana do Castelo é outra das intenções e “está aprovado um investimento superior a dois milhões de euros em mobilidade urbana”, disse.
No setor da Educação, Barbosa pretende investir mais de cinco milhões de euros na Escola Secundária, prosseguindo a aposta “na melhoria do parque escolar e no reforço de colaboradores nas escolas”.
“Queremos colocar Monção entre as melhores escolas públicas do país”, adiantou.
O candidato tem também planos para “a construção de um novo Pavilhão Multiusos, o avanço do projeto das Águas Termais, a criação de uma nova Piscina Municipal, a valorização da envolvente da estação ferroviária e da Avenida Afonso III”.
A isto, soma-se a “requalificação das margens dos rios Gadanha e Mouro, potenciando o turismo e o lazer”.
O candidato destacou que o concelho “tem hoje autonomia financeira para concretizar estas obras estruturantes” e que “o município está preparado para dar este passo em frente, projetando a centralidade de Monção na região do Noroeste Peninsular”.
António Barbosa “garantiu que o município vai avançar com a reabilitação do Centro de Saúde, assegurar médico de família para todos os munícipes e lutar pela aquisição de um equipamento de TAC para as urgências, ainda que tal não seja competência direta da autarquia”.
Na habitação, o social-democrata “reafirmou o compromisso de continuar a investir na construção de habitação social e na reabilitação dos bairros existentes”.
Por outro lado, prometeu “ainda maior rapidez nos processos de licenciamento de novas construções para incentivar o investimento privado”.
O candidato comprometeu-se também a “reforçar os apoios sociais, manter os apoios diretos, continuar a devolver o IRS e atribuir mais bolsas de estudo para apoiar os jovens”.
Candidatam-se também à Câmara de Monção Sandra Caldas, pelo PS e Armando Campos, pelo Chega.