O candidato independente apoiado pelo ADN à Câmara de Braga defende que os terrenos da Central de Camionagem sejam vendidos para habitação e que o equipamento seja deslocado para junto da Estação Ferroviária.
Em nota às redações, Francisco Pimentel Torres considera um “erro histórico” a localização da Central de Camionagem na rua Norton de Matos, quando, “ainda por cima esta rua não tem saída direta para a circular (Avenida António Macedo, para o sentido mais importante), o que se trata de outro erro imperdoável”.
“Deve ser uma das poucas cidades do mundo, cuja estação de autocarros interurbanos e regionais está longe da estação dos caminhos de ferro. Imagine uma pessoa que chega do Porto e quer ir para a Póvoa de Lanhoso! Sai do comboio, anda a pé quase dois quilómetros, ou apanha um táxi / TVDE ou um autocarro urbano (TUB) e depois espera por uma camioneta, com um horário muito provavelmente desfasado do comboio”, refere.
Pimentel quer que a Central de Camionagem e os seus terrenos sejam vendidos, e no local se licencie construção habitacional e empresarial, “implantando duas ou três modernas torres de vinte ou mais andares, modernizando assim o centro da cidade, atraindo empresas e serviços de topo, grandes empregadores e inovadores”.
Propõe “a deslocalização da atual central para junto da estação dos Caminhos de Ferro, ou para anexos à circular ainda livres de construção, ou então, através de um estudo prévio, transformar parte do parque de estacionamento, que tem espaço suficiente e que se mostra com muita pouco ocupação”.
Sustenta que esta proposta, “além de tirar um enorme movimento de veículos pesados e poluição ao centro da cidade, pouparia aos utentes milhares de horas anuais em deslocações”.
“Obviamente que esta atual localização dá ‘jeito’ aos TUB, que sempre se mostraram concorrentes de outros meios de transporte público em vez de serem concorrentes do automóvel particular”, afirma.