O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou esta quinta-feira no European Climate Resilience Summit, cimeira que decorre em Viena (Áustria) e que reúne líderes políticos, cientistas e jovens de toda a Europa para debater estratégias de adaptação às alterações climáticas e a promoção de sociedades mais sustentáveis.
Na mesa-redonda dedicada ao tema ‘Challenges and Best Practices for Resilience – Mayors and Local Leaders’, moderada por Joachim von Braun, presidente da Pontifícia Academia das Ciências, Ricardo Rio partilhou a experiência de Braga e destacou a importância do papel das cidades na implementação de políticas de mitigação e adaptação climática.
Enquanto presidente do comité executivo do Global Parliament of Mayors (GPM), Ricardo Rio sublinhou que “as cidades estão na linha da frente das respostas às alterações climáticas, funcionando como laboratórios de inovação e resiliência. É nas comunidades locais que as políticas ganham vida e se transformam em soluções concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Ricardo Rio destacou ainda a importância da ligação aos centros de conhecimento e à ciência, em articulação com a sociedade civil e o sector empresarial, defendendo “um modelo de governação inclusivo que envolva todos os sectores da sociedade”.
O autarca apresentou a realidade de Braga, onde o Pacto de Mobilidade Empresarial (PMEB) tem sido implementado para enfrentar o principal desafio da cidade. Referiu o investimento no transporte público, a renovação da frota dos TUB para veículos elétricos, a implementação do projeto Bus Rapid Transit (BRT) e o alargamento das zonas pedonais, medidas que visam estimular os cidadãos a usar meios de transporte suaves.
Ricardo Rio salientou ainda o programa School Bus, destinado aos jovens em idade escolar, bem como a aplicação eficaz dos fundos europeus para a concretização de projetos transformadores da sociedade.
TERRITÓRIO PIONEIRO
Como presidente do comité executivo do GPM, sublinhou o compromisso da rede em promover iniciativas conjuntas que reforcem a resiliência climática e acelerem a transição sustentável nas cidades de todo o mundo.
“Braga tem procurado ser um território pioneiro na implementação de políticas de mobilidade sustentável, na valorização dos espaços verdes urbanos e na promoção de projetos de participação pública. Estas iniciativas demonstram que, mesmo em cidades de média dimensão, é possível desenvolver soluções inovadoras que inspiram outras comunidades na Europa e no mundo”, referiu o Ricardo Rio, acrescentando que “a cooperação internacional é fundamental para partilhar boas práticas e acelerar a transição para sociedades resilientes e inclusivas”.
O painel contou ainda com a participação de Henriette Reker, presidente da Câmara de Colónia; Nina Abrahamczik, membro do Conselho Municipal de Viena; Ada Ámon, diretora executiva da Agência Climática de Budapeste; e Alastair Hannaford, copresidente do Conselho da Juventude da OMS.
O European Climate Resilience Summit é promovido pelas Academias Pontifícias das Ciências e das Ciências Sociais, em parceria com a Bertelsmann Stiftung, a Academia Austríaca de Ciências e o European Academies Science Advisory Council (EASAC). O encontro destacou a importância de redes colaborativas para acelerar a transição para sociedades mais resilientes e inclusivas.