Uma turista inglesa que atropelou mortalmente um homem enquanto andava de trotineta elétrica na Austrália declarou-se culpada de condução perigosa sob efeito de álcool, causando uma morte.
Alicia Kemp, de 25 anos, admitiu a culpa durante uma audiência no Western Australia Magistrate’s Court, segundo noticia a Associated Press. Kemp conduzia uma trotineta elétrica, com outra pessoa à boleia, na cidade de Perth, a 31 de maio, quando atropelou um homem de 51 anos, segundo os relatos da imprensa australiana.
Thanh Phan, a vítima, bateu com a cabeça no asfalto e acabou por morrer já no hospital. Kemp e a outra pessoa que seguia na trotineta tiveram ferimentos ligeiros.
A investigação apurou que conduzia à velocidade máxima permitida para uma trotineta elétrica alugada, entre 20 e 25 quilómetros por hora, quando colidiu com a vítima, segundo informações do tribunal numa audiência anterior.
A acusação de ter causado danos ao outro passageiro da trotineta foi retirada quando Kemp compareceu em tribunal, por videoconferência a partir da prisão, esta segunda-feira. Antes, o seu pedido de fiança tinha sido negado.
Mike Tudori, advogado de Kemp, contou aos jornalistas, à saída do tribunal, que a sua cliente estava “nervosa e preocupada”, uma vez que se trata de “uma jovem estrangeira” numa prisão australiana.
“É óbvio que, na altura, fez uma coisa estúpida”, afirmou, citado pela Australian Associated Press. “É óbvio que não estava a raciocinar bem. Ela só quer seguir com a sua vida.”
A família de Phan descreve-o como um “marido devoto, pai de dois filhos, irmão e amigo presente”.
Kemp vai continuar detida até à próxima audiência em tribunal, a 31 de outubro, quando será definida a data da sentença. A acusação em causa implica uma pena máxima de 20 anos de prisão.
As autoridades de Perth suspenderam o aluguer de trotinetas elétricas na cidade após a morte de Phan. Foi a quinta morte envolvendo veículos elétricos naquele estado em 2025. O governo central também abriu uma investigação sobre estes veículos.
Melbourne, no estado de Victoria, foi, em 2024, a primeira cidade australiana a proibir o aluguer de trotinetas elétricas. A medida replicou as proibições levadas a cabo noutras cidades do mundo, incluindo Paris, em França, onde foi aprovada por uma larga maioria em abril de 2023.
Com CNN Portugal