A Câmara de Esposende viu aprovadas duas candidaturas na área da gestão de resíduos urbanos, assegurando um financiamento de 774 mil euros, para um investimento total estimado em cerca de 989 mil euros, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
Aprovado pelo Programa Regional NORTE 2030, este financiamento permite o desenvolvimento de dois projetos que visam reforçar a gestão sustentável dos resíduos urbanos no concelho, nomeadamente a implementação das ações previstas no ‘Plano Municipal de Gestão de Biorresíduos’ (investimento total de 813 mil euros) e o projeto ‘Concretizar um Território + Circular (investimento total de 176 mil euros).
A autarquia explica, em comunicado, que o Plano de Gestão de Biorresíduos prevê a aquisição e distribuição de contentores para a recolha seletiva de biorresíduos em ambiente doméstico, bem como a promoção da compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho.
Já o projeto ‘Concretizar um Território + Circular’ contempla a aquisição de dois ecocentros móveis, destinados à recolha seletiva de resíduos específicos, como lâmpadas, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, tintas, toners e rolhas de cortiça, entre outros.