O candidato à Presidência da República António Filipe manifestou a sua “profunda preocupação” com a intenção já anunciada pelo Governo de entregar novas unidades de saúde do SNS à gestão de grupos privados que “fazem da doença um negócio”, preocupação que disse ser partilhada por utentes e profissionais de saúde.
Falando aos jornalistas, esta quinta-feira, no final da visita que efetuou à Unidade de Saúde de Braga, o candidato a apoiado pelo PCP considerou que o regresso do Hospital de Braga à gestão pública correspondeu a “um incremento da resposta
médica à população desde então apesar dos constrangimentos que opções de
sucessivos governos têm imposto ao SNS”.
“A opção, ainda não consumada, de voltar a entregar várias unidades do SNS à gestão por grupos que fazem da doença um negócio, é motivo de profunda preocupação para utentes e profissionais da saúde”, frisou.
António Filipe lembrou que o direito à Saúde “é um direito constitucional que todos os órgãos de soberania devem procurar garantir”.
“Ninguém, independentemente dos seus rendimentos ou região, pode ficar sem acesso a cuidados médicos. O SNS foi uma das maiores conquistas de Abril e a sua defesa deve mobilizar todos os que aspiram a um país mais justo e desenvolvido”, concluiu o antigo deputado comunista.
Fernando Gualtieri (CP7889)