O IRA- Intervenção e Resgate Animal mobilizou várias equipas para o Alto Minho para prestar assistência, e eventualmente, resgatar os animais ameaçados pelos incêndios, anunciou a Organização Voluntária para a Emergência e Proteção Civil.
“Todas as informações sobre animais em risco deverão ser comunicadas ao IRA, para que as equipas no terreno possam agir de imediato”, apela esta organização na sua página na rede social Facebook.
Neste incêndio, que lavra desde sábado, está a provocar prejuízos elevados, a matar gado e consumir anexos e alfaias agrícolas. Várias casas estão ameaçadas pelas chamas.
O incêndio fez já seis feridos, cinco dos quais vítimas de acidente de viação.
Por esta altura (15h50), segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estão mobilizados cinco meios aéreos, 378 operacionais e 120 viaturas de várias zonas do país.
Devido a este incêndio, a Câmara de Ponte da Barca acionou esta segunda-feira, às 00h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC). O fogo deflagrou no sábado à noite no lugar de Parada, na freguesia do Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.