A Agência Espacial Europeia (ESA) alertou, esta quarta-feira, para a aproximação de uma tempestade geomagnética que poderá afetar satélites, redes elétricas e sistemas de navegação.
Segundo uma nota da ESA, o impacto estimado do evento é grave, mas “não representa um risco biológico direto para as pessoas na Terra”.
Uma tempestade geomagnética é uma perturbação temporária da magnetosfera da Terra causada pela ejeção de massa coronal, uma “enorme nuvem de plasma magnetizado” expelida pela coroa (camada mais externa) do Sol.
De acordo com a ESA, na terça-feira foi observada uma intensa erupção solar, com um pico cerca das 10h04 (hora em Lisboa).
Menos de uma hora depois foi observada uma ejeção de massa coronal, com uma velocidade inicial estimada de cerca de 1500 quilómetros por hora, que, segundo a ESA, poderá chegar à Terra no final da noite desta quarta-feira ou no início da manhã de quinta-feira.
A ESA ressalva que “estas estimativas contêm alguma incerteza”, assinalando que “está a monitorizar de perto este poderoso evento” e a “recolher informações detalhadas de todos os seus centros de serviços especializados”.






