Uma nova depressão atmosférica, designada Marta, deverá provocar um agravamento significativo do estado do tempo no Norte de Portugal a partir de sábado, numa altura em que a região ainda recupera dos impactos do mau tempo registado nos últimos dias.
De acordo com as previsões meteorológicas, são esperados períodos de chuva intensa, acompanhados por vento forte, sobretudo durante a tarde de sábado. Em alguns locais, as rajadas poderão ultrapassar os 100 quilómetros por hora, aumentando o risco de ocorrências, tendo em conta a elevada saturação dos solos.
A agitação marítima deverá igualmente manter-se elevada ao longo da costa Norte, com previsão de ondas de grande dimensão. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou vários distritos da região sob aviso meteorológico devido ao vento forte e ao estado do mar.
Para domingo, dia em que se realizam as eleições presidenciais, é esperada uma melhoria temporária das condições meteorológicas. No entanto, a instabilidade deverá regressar nos dias seguintes, prolongando o período de tempo adverso.
As autoridades de proteção civil apelam à adoção de comportamentos preventivos, recomendando especial atenção à circulação rodoviária, às zonas ribeirinhas e às áreas expostas ao vento e à agitação marítima.






