O município de Guimarães aderiu ao projecto de reciclagem de cápsulas de cafés, iniciativa que se estende às 48 freguesias do concelho e envolve 12 marcas de café e cerca de duas dezenas de supermercados. É a segunda autarquia do país, depois de Cascais, a avançar com esta reciclagem.
“O sistema comum para a recolha de cápsulas de café será implementado pela empresa municipal Vitrus Ambiente, assumindo o compromisso com a sustentabilidade e promovendo a economia circular, com a disponibilização de equipamentos nas várias juntas de freguesia, como também nos principais supermercados e espaços comerciais do concelho”, explica a empresa, em comunicado.
Fonte da empresa municipal adiantou à agência Lusa que as 48 freguesias vimaranenses aderiram à iniciativa, assim como cerca de duas dezenas de supermercados, locais onde os munícipes poderão deixar as cápsulas a partir de terça-feira.
“Assim, qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café), para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objectos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas”, sublinha a Vitrus.
A iniciativa, a apresentar publicamente no próximo dia 20, é uma parceria entre a empresa municipal Vitrus Ambiente e a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).
Promovido por 12 marcas de café (Bellissimo®, Bogani®, Buondi Caffè®, DeltaQ®, Nescafé Dolce Gusto®, Nespresso®, Nicola®, Segafredo®, Sical®, Starbucks®, Torrié® e UCC®), este projecto arrancou em Cascais.