Uma avalanche na terça-feira atingiu um grupo de 15 pessoas na Sierra Nevada, no estado norte-americano da Califórnia. Oito foram considerados mortos, seis foram resgatados e uma pessoa continuam desaparecida.
De acordo com a informação avançada esta quarta-feira em conferência de imprensa das autoridades, há uma pessoa que ainda continuam desaparecida.
A avalanche aconteceu por volta do meio-dia de terça-feira, hora local (20h00 de terça-feira em Portugal continental). Segundo explica a publicação The New York Times, cerca de seis horas depois de a avalanche ter acontecido, seis pessoas o grupo de 15 foram resgatadas (estavam em contacto com as autoridades através de mensagens).
Quando o resgate aconteceu, as equipas perceberam que havia três corpos – e, mais tarde, chegaram aos restantes cinco corpos, que não estavam no mesmo grupo que tinha sobreviventes.
Os corpos dos esquiadores que foram encontrados não foram retirados do local devido às condições meteorológicas, que são “horríveis”, estando a dificultar o acesso.
O grupo de 15 incluía nove mulheres e seis homens, sendo os sobreviventes um homem e cinco mulheres – com idades entre os 30 e os 55 anos. Um dos sobreviventes era guia e os outros clientes.
Antes do incidente, o Centro de Avalanches da Serra Nevada tinha emitido um alerta de avalanche para terça-feira, válido até à manhã desta quarta-feira.
Várias tempestades estão a atingir a Califórnia com chuvas fortes e acumulação significativa de neve a altitudes mais elevadas.
A área do Lago Tahoe, perto do local da avalanche, registou 60 a 90 centímetros de neve nova nas últimas 36 horas, e a neve continuou a cair a um ritmo de 50 a 100 centímetros por hora, de acordo com Brandon Schwartz, diretor do Sierra Avalanche Center, que fornece previsões para a área.
Várias estâncias de esqui em redor do Lago Tahoe foram total ou parcialmente encerradas devido ao clima extremo.
Autoridades de outros condados juntaram-se à busca.






