A Câmara de Barcelos disponibiliza uma nova aplicação digital destinada a permitir aos munícipes e visitantes conhecer, de forma simples e inovadora, a história, as tradições e as curiosidades do concelho com recurso a tecnologia de Inteligência Artificial: a app ‘VisitPlann’,
A app ‘VisitPlann” foi apresentada publicamente, esta segunda-feira, numa sessão em que o vereador do pelouro do Turismo, Pedro Ferreira, classificou como o “ponto de partida” para uma aposta maior no turismo em Barcelos.
“Queremos afirmar Barcelos como um território inovador focado numa visão pluralista do turismo”, disse, esta segunda-feira, Pedro Ferreira na sessão de apresentação.
O vereador do Turismo Pedro explicou que a ‘VisitPlann’ vem colmatar uma lacuna na divulgação do património local. “Quanto mais conhecimentos damos às pessoas, mais elas se interessam. Muitas vezes, quando não mostramos o que existe, as pessoas perdem a oportunidade de conhecer. É esse conhecimento que a aplicação traz”, afirmou.
O autarca destacou ainda que a ‘VisitPlann’ disponibiliza muitas informações a que, de outra forma, seria difícil aceder. A nova aplicação digital vem, assim, permitir aos visitantes planear percursos sustentados e organizar a sua estadia no concelho.
“O projeto está ainda numa fase piloto. O concelho tem dezenas de monumentos que ainda não estão na aplicação. E isto é apenas a base de tudo”, referiu, defendendo a futura inclusão do património religioso existente em todas as freguesias, “muitas vezes desconhecido até pelos próprios barcelenses”.
Em jeito de conclusão, Pedro Ferreira realçou que “estamos habituados a associar Barcelos à Festa das Cruzes e ao artesanato, mas Barcelos é muito mais do que isso”. Conforme sublinhou, “está vivo e tem muito para mostrar”.
Na sessão, intervieram ainda José Carlos Ferreira e Vasco Ferreira, mentores do projeto, que explicaram como nasceu a ‘VisitPlann’ e as suas características, e José Eusébio, que através do seu testemunho partilhou a perspetiva real de quem vive as rotas no terreno, entre obstáculos, aprendizagens e a essência da aventura.






