A Câmara de Braga integra o projeto europeu SaveEnergyTogether – Boosting Joint Emergency Energy Efficiency 1st Interventions, uma iniciativa cofinanciada pelo programa LIFE e desenvolvida em parceria com a ADENE – Agência para a Energia.
O projeto tem como objetivo apoiar a identificação e implementação de medidas de eficiência energética de curto e médio prazo, promovendo o princípio da “prioridade à eficiência energética” Energy Efficiency First, com especial enfoque nos cidadãos em situação de vulnerabilidade económica e de pobreza energética.
Entre os cinco países participantes (Alemanha, Áustria, Eslovénia, Lituânia e Portugal), Braga foi o território português selecionado como projeto-piloto, envolvendo cerca de 200 frações nos bairros municipais das Andorinhas e das Parretas.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, esta iniciativa vem “reconhecer o trabalho consistente que temos vindo a desenvolver na área da sustentabilidade e da coesão social. A eficiência energética é hoje uma questão de justiça social, de responsabilidade ambiental e de boa governação local. É também importante deixar bem patente que este projecto mostra que as políticas públicas locais podem e devem estar na linha da frente da resposta aos grandes desafios do nosso tempo”.
A campanha de informação e sensibilização arrancou em abril de 2024 e contou com o apoio do Campaign Implementation Group (CIG), que integra o município de Braga, a BragaHabit, a InvestBraga, a CIM Cávado, a Associação Empresarial de Braga, a AdePorto e a Rede Europeia Anti-Pobreza. Desde então, foram realizadas mais de 15 sessões de sensibilização, envolvendo mais de 600 alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário.
A campanha incluiu ainda ações porta a porta, desenvolvidas em articulação com técnicos da ação social da BragaHabit. Durante estas ações foram distribuídos dispositivos eficientes destinados a reduzir o consumo de energia e a melhorar o conforto térmico das habitações.
O projeto prevê o alargamento da campanha a novos públicos, nomeadamente à população sénior; escolas profissionais, entre outros.
No primeiro semestre de 2026, a ADENE realizará ainda um estudo de auscultação junto dos moradores dos bairros municipais e das famílias abrangidas pelas sessões de literacia energética, com o objetivo de avaliar o impacto da campanha na adoção de comportamentos mais eficientes; na redução da fatura energética e na melhoria do conforto térmico. Com este estudo pretende-se também identificar eventuais barreiras e necessidades futuras.






