Investigadores, técnicos e operacionais de nove nacionalidades participam em Paredes de Coura do European TREX 2026, uma iniciativa internacional dedicada ao fogo prescrito e à gestão sustentável da paisagem.
O encontro reúne participantes da Ucrânia, Polónia, Itália, Espanha, Venezuela, Brasil, Bolívia, Chile e Portugal, mas também representantes do Banco Ibero-Americano de Desenvolvimento e da FAO, e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
“As alterações climáticas mostram-nos que no futuro estaremos sujeitos a cada vez mais, eventos meteorológicos extremos, sejam vagas de calor, inundações ou ventos. Por isso, os territórios de futuro serão aqueles que conseguirem adaptar-se melhor, usando como ferramenta as práticas tradicionais mais sustentáveis, suportadas hoje pelo conhecimento científico”, explicou Tiago Cunha, presidente da Câmara de Paredes de Coura, citado em comunicado.
O autarca defende ainda que “a tecnologia do combate nunca poderá suprimir a falta de gestão e a energia acumulada pela sua falta. Por isso, o que precisamos compreender é que usar o fogo, da forma e no momento certo, não é causar um incêndio. Será, sobretudo, evitar um incêndio que ocorrerá na pior altura possível”.
Desde 2023, que estas iniciativas em Paredes de Coura, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, procuram a “recuperação de práticas e técnicas para reproduzir as técnicas mais ecológicas, da gestão de habitats e caça, e renovação de pastagens” sempre com o objetivo de “prevenção dos incêndios e uma melhor gestão ecológica da paisagem”, explica Emanuel Oliveira, do European TREX 2026, também citado em comunicado.
O período do inverno é altura correta para este tipo de iniciativas, “sem impactos negativos, preservando o ecossistema para a época de reprodução florestal e da vida animal”, sublinha ainda Emanuel Oliveira, que também preside à Nodfyr Portugal, Associação de Fogo Prescrito da Europa, instituição que foi promovida e é apoiada pelo município courense desde 2024, e que tal como o European TREX também se articula com o Laboratório Rural.
O European TREX 2026 aposta também na sensibilização das várias gerações com a apresentação do primeiro jogo Minecraft para como gerir a paisagem em relação aos fogos florestais, mas também o kit Lego, desenvolvido pelo município de Paredes de Coura, para construção, discussão e ordenamento da paisagem.






