Barcelos acolheu a apresentação da XVII edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal, no Solar de Vila Meã, considerados o maior projeto público e privado do país sobre o produto turístico, a gastronomia e os vinhos, e que envolve municípios, empresas de restauração, alojamentos, adegas e quintas produtoras de vinho, do Minho ao Porto, Douro e Trás-os-Montes.
O ciclo, que se prolonga até ao final do ano, inclui 33 fins de semana gastronómicos, distribuídos por 69 municípios, 779 restaurantes e 211 receitas de iguarias típicas para todos os momentos de degustação.
Considerado o maior projeto público e privado do país sobre o produto turístico, a gastronomia e os vinhos, envolve municípios, empresas de restauração, alojamentos, adegas e quintas produtoras de vinho, do Minho ao Porto, Douro e Trás-os-Montes.
O presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, que fez a abertura oficial da sessão, esta quarta-feira, sublinhou a importância do evento para a promoção turística e cultural do território. Para o autarca, trata-se de uma oportunidade de promover e divulgar a gastronomia, os vinhos e os produtos endógenos daquela vasta região.
“Barcelos é uma cidade criativa, somos diferenciadores no país. Aliando a gastronomia ao vinho, temos uma oferta variada em termos turísticos. Reunimos todas as condições para que quem nos visita possa desfrutar não só da nossa gastronomia, mas sobretudo do acolhimento das nossas gentes, da riqueza do nosso artesanato e das belíssimas paisagens do nosso centro histórico”, disse Mário Constantino Lopes.
“SENTIR” A REGIÃO
Por seu turno, o presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal iniciou a sua intervenção felicitando Barcelos pelo trabalho desenvolvido na área do turismo. Destacou a dinamização que o concelho tem promovido, não só em Barcelos, mas em toda a região do Minho e do Porto e Norte, evidenciando “a sólida parceria com a entidade regional de turismo”. Salientou, ainda, as diversas iniciativas que têm sido levadas a cabo além-fronteiras, abrindo mercados internacionais e consolidando a projeção turística do concelho.
Para Luís Pedro Martins, este evento vai muito além da simples apresentação de datas ou ementas. “Trata-se de uma iniciativa que, embora pareça pequena à primeira vista, acende uma luz que, vista à distância, revela o mapa inteiro do turismo na região, evidenciando a sua importância estratégica para a dinamização e promoção do Porto e Norte. Este é o maior projeto público-privado da gastronomia e dos vinhos.”
“Estamos a fazer com que o turista não venha apenas ver o Porto e Norte, mas sentir o Porto e Norte, e parta levando consigo um vínculo, que se traduzirá em recomendação e fidelização”, disse.
Na sessão de apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos 2026, marcaram presença 34 municípios, que apresentaram uma mostra de produtos enogastronómicos representativos de cada concelho.
A programação completa e os restaurantes aderentes dos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte estão disponíveis em www.finsdesemanagastronomicos.pt.






