O projeto ‘Palavra contada com música improvisada’, da associação Eixo do Jazz, venceu a 10.ª edição do Programar em Rede 2025/2026, uma iniciativa promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão.
‘Palavra contada com música improvisada’ é uma abordagem inovadora que cruza a leitura de contos ou pequenos textos literários com a criação e improvisação jazzística, funcionando a música como banda sonora viva das histórias.
Assim, o Eixo do Jazz – Associação Luso-Galaica de promoção do Jazz une a música e a literatura, estimulando a imaginação, a escuta ativa e o gosto pela cultura junto da comunidade escolar, ao mesmo tempo que reforça o trabalho em rede entre associações culturais do concelho.
Com um apoio de 10 mil euros, o projeto será desenvolvido em parceria com duas ou mais associações e instituições do concelho.
O vencedor foi conhecido após votação em reunião do Conselho Municipal de Cultura, que reuniu representantes dos diversos agentes culturais do município.
O público-alvo da iniciativa são os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico de Famalicão, promovendo o contacto dos mais jovens com diferentes expressões artísticas de forma integrada e criativa.
Recorde-se que o Programar em Rede foi criado em 2016, pelo município, através do Conselho Municipal de Cultura, e tem como objetivo envolver os vários agentes culturais do concelho na concretização de projetos que se destaquem pela inovação e criatividade, pela articulação de meios, pela mobilização e atração de públicos e pela descentralização da atividade cultural no território.






