É em Carreço que se assiste ao último pôr do sol de Portugal continental. Por essa razão, a freguesia de Viana do Castelo tem agora uma mesa interpretativa e uma placa identificativa no local onde o sol se põe mais tarde em Portugal continental, junto do Farol de Montedor, atribuídas pelo projeto Atlantic Sunset.
Em Portugal foram selecionados apenas três locais estratégicos para a observação do Pôr-do-Sol: em Carreço, no Cabo da Roca e no Cabo de S. Vicente.
Em Viana do Castelo, o local escolhido para a implementação da mesa interpretativa e observação do Pôr do Sol foi a freguesia de Carreço, junto ao Moinho do Petisco, onde, devido à sua posição, coincide, ao longo do ano, com dias onde o sol se põe mais tarde na Europa Continental.
Liderado pela Fundação CEER (Fundación Centro de Estudios Eurorregionales) e apoiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, o Atlantic Sunset junta investigadores do Espaço Atlântico (Espanha, França, Irlanda, Portugal), para contribuir para a valorização do pôr-do-sol da Europa Ocidental e de outros fenómenos associados ao sol
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença neste evento, juntamente com António Cunha, presidente da CCDR-Norte e da Autoridade de Gestão do programa Interreg Atlantic Area, e José Alberto Rio Fernandes, professor catedrático, parceiro do projeto e promotor do evento.







