O Núcleo de Braga da Iniciativa Liberal (IL) exige o regresso da Feira do Livro ao centro da cidade, que diz ter sido descontinuada pelo Festival Utopia, evento a que reconhece, no entanto, como “um espaço inovador, capaz de mobilizar públicos diversos e valorizar a cidade”.
Em comunicado, os liberais argumentam que a criação do Festival Utopia que “teve como consequência direta a descontinuação da tradicional Feira do Livro”, foi uma opção que representa “um retrocesso cultural e um erro estratégico, ao privar os bracarenses de um dos eventos mais emblemáticos e acessíveis da vida cultural local”.
“A Feira do Livro deve regressar ao coração da cidade — onde sempre pertenceu. O centro urbano é o espaço natural para iniciativas que promovem a leitura, reforçam o contacto entre autores e leitores e dinamizam o comércio local”, frisa a IL Braga. “Retirar a Feira do Livro do centro significa afastá-la das pessoas, reduzir o seu impacto e empobrecer a oferta cultural do município.”
A IL Braga defende que Braga não deve optar entre o Festival Utopia e a Feira do Livro.
“Ambos os eventos têm espaço e relevância. O que falta é vontade política e planeamento estratégico para que coexistam, reforçando a diversidade cultural e tornando Braga uma cidade ainda mais vibrante e participada”, aponta o partido.
A IL conclui garantindo que “continuará a pugnar pelo regresso da Feira do Livro ao centro da cidade e por uma política cultural que coloque os bracarenses — e não a lógica de substituição de eventos — no centro das decisões”.
Fernando Gualtieri (CP7889)






