O Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, acolhe no próximo dia 22, pelas 14h00, a apresentação do segundo volume da obra ‘Incríveis Pessoas Comuns’, que reúne 31 novas histórias de vida de pessoas idosas de vários pontos do Norte de Portugal. Este livro surge depois do sucesso do primeiro e antecipa um terceiro volume, a lançar em 2026
A iniciativa, promovida por Vasco Araújo e pelo Centro Paroquial e Social de Lanheses (Viana do Castelo), tem vindo a destacar-se pela forma como valoriza a escuta ativa, a memória e a dignidade das pessoas mais velhas, envolvendo também as gerações mais novas no processo de recolha e escrita das histórias.
Nesta edição, participaram cerca de 40 pessoas, entre as quais mais de 20 crianças dos 7 aos 14 anos, que assumem o papel de coautores.
Com um caráter educativo, social e cultural, o projeto visa promover o diálogo intergeracional e reforçar o reconhecimento da longevidade como um valor social. Segundo Vasco Araújo, diretor executivo do Centro Paroquial e Social de Lanheses, este novo volume “é o elo que une o primeiro livro ao terceiro, a publicar em 2026, e representa um tributo à dignidade, à memória e à força das pessoas mais velhas”.
O livro conta ainda com textos introdutórios de sete personalidades de diferentes áreas — entre as quais D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Augusto Canário, artista popular, e Susana Pedras, professora e investigadora na Universidade Lusíada —, reforçando a dimensão institucional, cultural e académica do projeto.
‘Incríveis Pessoas Comuns – Volume II’ fica disponível em formato físico no local do evento, no Centro Paroquial e Social de Lanheses e através do site oficial do projeto (www.incriveispessoascomuns.pt).






