A GNR deteve 13 pessoas em flagrante delito na semana de 3 a 9 de novembro, anunciou esta segunda-feira o Comando Territorial daquela autoridade em Viana do Castelo
Destes detidos, cinco detenções devem-se a condução sem habilitação legal, quatro por condução sob efeito de álcool, uma por posse de armas proibidas e uma por maus-tratos a animais.
No mesmo período, a Guarda apreendeu 3,4 doses de haxixe, 2,5 doses de cocaína, um revólver, uma espingarda de caça, dois canídeos, 39 postes de madeira, duas peças de vestuário e um motociclo.
A fiscalização rodoviária resultou na deteção de 357 infrações, destacando-se 88 por excesso de velocidade, 65 pela falta de inspeção obrigatória, 23 pelo uso indevido do telemóvel durante a condução, além de infrações relativas a sistemas de iluminação, tacógrafos, excesso de peso e falta de seguro ou cinto de segurança.
Já no que respeita à sinistralidade, foram registados 65 acidentes, com 11 feridos ligeiros reportados. Adicionalmente, a GNR levantou 33 autos de contraordenação, sobretudo no âmbito da segurança rodoviária, mas também no controlo de animais, defesa da floresta, consumo de estupefacientes e proteção ambiental.
A GNR realizou ainda diversas ações de sensibilização comunitária, envolvendo idosos, estudantes, encarregados de educação, comerciantes e agricultores, em programas como “Idosos em Segurança”, “Violência Entre Pares”, “Escola Segura”, “Internet Segura”, “Comércio Seguro” e “Segurança na Saúde e no Desporto”.






