A Ent’Artes – Escola de Dança de Braga marca presença na Mostra de Portugal Contemporânea no Brasil, uma iniciativa do Arte Institute que até janeiro, leva a seis cidades brasileiras mais de 80 artistas de regiões portuguesas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Petrópolis, Vitória e Natal.
O convite foi endereçado à Ent’Artes pelo Arte Institute, pelo RHI Think, e pela Companhia de Ballet de Niterói, entidades que, assim, reconhecem “um percurso artístico e pedagógico singular, marcado pela inovação, pela qualidade e pela constante promoção da dança contemporânea enquanto forma de expressão, diálogo e partilha cultural”.
A escola bracarense apresenta o espetáculo ‘Iter’, criação do coreógrafo Filipe Narciso, interpretado pelos bailarinos do Motus Dance Project.
“Receber o convite para participar na Mostra de Portugal Contemporânea é uma honra e um marco para a Ent’Artes”, afirma Diana Sá Carneiro, diretora da escola. “Levar Iter ao Brasil é partilhar com o público brasileiro o talento e a sensibilidade da criação contemporânea feita em Portugal, reforçando os laços culturais que sempre uniram os nossos países.”
Para a responsável, a participação na Mostra de Portugal Contemporânea representa “um momento simbólico e inspirador na história da Ent’Artes, reforçando a missão de difundir a dança portuguesa e fortalecer o diálogo artístico entre Portugal e o Brasil”.
Diana Sá Carneiro faz questão de agradecer a todos os que tornaram possível a deslocação “Foram mais de 30 empresas e instituições que compreenderam a importância deste projeto e tornaram possível atravessar o Atlântico.”
Entre os apoios que permitiram ao Motus Dance Project apresentar o seu trabalho no Theatro Municipal de Niterói destaca o Instituto Camões e o Centro Cultural Português em Brasília, bem como diversos agentes empresariais da zona norte de Portugal, cujo contributo foi decisivo para concretizar esta presença internacional.







