A Câmara de Esposende promove, esta sexta-feira, no Auditório
Municipal, o II Encontro de Boas Práticas na Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, com um programa que assenta nas principais tendências e desafios identificados a nível local e nacional nos domínios da longevidade, dos cuidados e da dignidade na velhice.
Em comunicado, a autarquia avança esta terça-feira que o evento pretende contribuir para fortalecer a capacidade de intervenção das instituições locais que atuam na área do envelhecimento e incentivar a partilha de boas práticas, a construção de soluções colaborativas e a inspiração mútua, com enfoque especial nos cuidados prestados às pessoas mais velhas.
“O objetivo passa, pois, por promover a melhoria da qualidade de vida da população idosa residente no concelho de Esposende, através da valorização de práticas que fomentem um envelhecimento digno, ativo e saudável”, afirma o comunicado.
Organizado pelo município, em parceria com as instituições que integram o Ativo+ | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade da Rede Social de Esposende, o encontro está estruturado em dois momentos complementares; no período da manhã em formato de conferência e, no período da tarde, em workshops temáticos.
“Com uma abordagem que vai do território e das vivências individuais até às políticas públicas e à inovação social, pretende-se criar um espaço de diálogo entre a investigação, a prática e a política, reforçando a cidadania e a qualificação das respostas sociais”, adianta a autarquia.
PROGRAMA
Os trabalhos iniciam-se às 09h45, com o painel ‘Cuidar em Tempos de Longevidade: Desafios Locais, Compromissos Nacionais, Impactos Globais’, por Alexandra Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Segue-se a apresentação de “Modelos de Proximidade: Respostas de Apoio em Casa” onde, sob moderação de António da Fonseca, da Universidade Católica do Porto, Joana Machado e Bruna Sousa darão a conhecer o “Projeto Tempo de Cuidar 3.0”, da Benéfica e Previdente Associação Mutualista, do Porto, e Vanda Pinto apresentará o “Projeto Home 360”, da Casa do Telhal, do Instituto S. João de Deus, cuja intervenção se centra em Cascais/Sintra.
Num terceiro painel, designado “Cuidar Com Dignidade: Melhorar os Sistemas, Garantir Direitos”, estarão à mesma mesa Patrícia Paquete, Terapeuta Ocupacional e CEO da Humanamente, Paula Guimarães, Empreendedora Social e Ativista Direitos Humanos, e um representante da comunidade mais velha de Esposende. A moderação estará a cargo de Alexandra Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A encerrar os trabalhos da manhã, Rute Lemos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, focará a sua intervenção sobre a temática “Discutindo os Significados de Conceitos-Chave no Cuidar: Algumas Reflexões do Projeto Lets-Care”.






