A PJ deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de um crime de incêndio em edifício, ocorrido durante a madrugada do passado sábado, em Arcozelo, Barcelos.
Em comunicado, a PJ descreve que “o suspeito, encontrando-se temporariamente alojado numa habitação concedida em apoio social, por razões não totalmente apuradas, utilizando o seu isqueiro, procedeu à ignição de fogo na lareira, após o que, deliberadamente, para ali tombou um sofá, assim criando continuidade horizontal de combustível”.
Nessa altura, no interior da mesma fração, encontrava-se a dormir outro utente de apoio social, coabitante do apartamento, que foi despertado pelo fumo intenso e pediu ajuda.
Dado o alerta, foi acionada a PSP e os bombeiros, tendo ambos sido transportados para o Hospital de Barcelos, devido à inalação de fumos, acabando por ter alta nas horas seguintes.
“O edificado, a cargo de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, esteve em risco de destruição, potenciado pelo mobiliário existente no interior da habitação, tendo ocorrido efetivo perigo de vida para os seus habitantes”, refere ainda a PJ.
O detido, de 40 anos, tem problemas de álcool e apresenta instabilidade comportamental.
Vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.






