O Ministério da Agricultura e Mar promove a Semana do Mar 2025 entre 10 e 16 de novembro, antecipando a celebração do Dia Nacional do Mar, com um programa multissetorial e geograficamente diverso, envolvendo a administração Pública, comunidades escolar e académica e diferentes domínios da Economia Azul.
O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes e do secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, marcam presença em eventos em Aveiro, Tróia, Tavira e Olhão.
A semana arranca em Aveiro no dia 10, com uma conferência sobre Bioeconomia Azul na Universidade de Aveiro (10h30), sublinhando o valor do investimento em I&D nesta área. Evento aberto ao público.
Ainda em Aveiro e no mesmo dia, realiza-se uma sessão de convergência dedicada à Aquacultura que reúne, no edifício ECOMARE, vários atores intervenientes neste domínio, nomeadamente, o Colab S2Aqua, a Associação Portuguesa dos Aquacultores, bem como entidades da administração pública, como a Agência Portuguesa para o Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Evento organizado em articulação com o Gabinete do secretário de Estado do Ambiente.
No dia seguinte, em Troía, em colaboração com a Marinha Portuguesa, é realizada uma visita à Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique (14h30), com foco na demonstração de projetos inovadores com aplicabilidade nas vertentes da vigilância, segurança e defesa do Mar Português.
No dia 12, também em Tróia, decorre, pelas 11h00, apresentação pública da campanha educativa ‘O Meu Atum’, Escola D. Paio Peres Correia, em Tavira. Evento aberto ao público.
O dia fica marcado ainda pela visita guiada à Ria Formosa, focada na proteção e restauro das pradarias marinhas. O evento conta com a participação de José Manuel Fernandes.






