António Jorge Gonçalves venceu o Grande Prémio BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães, no valor de 5 mil euros, um dos sete prémios que constituem o Prémio Nacional BIG, dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.
O Prémio BIG Revelação, no valor de 1 mil euros, coube a António José Lopes. André Carrilho, Catarina Sobral, Isabel Baraona, João Vaz de Carvalho e Maria Remédio foram distinguidos com Prémio BIG Aquisição, no valor 500 euros cada. O Prémio Carreira BIG 2025, no valor de 10 000 euros e já anunciado, foi atribuído a Cristina Sampaio.
O júri que distinguiu António Jorge Gonçalves, composto por Emílio Remelhe, Madalena Matoso (vencedora em 2023) e Rudolfo da Silva, sublinhou “a qualidade gráfica do trabalho apresentado, reveladora da consistência da sua obra, nomeadamente na desconstrução temática e formal, na diversidade de conteúdo narrativo, na economia de meios, na síntese da composição; o júri destaca ainda o impacto da sua produção, os recursos retóricos e a consequente coerência discursiva”.
Já o Prémio BIG Revelação de António José Lopes foi atribuído “pela carga expressiva, pelo diálogo entre diferentes recursos técnicos, retóricos e qualidades narrativas; o conjunto de trabalhos motivou a curiosidade e deixou expetativas sobre o trabalho vindouro”.
Os Prémios BIG Aquisição visam dar continuidade ao acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea, procurando garantir a diversidade e a representatividade, alargando o espetro não só de repertório como também de linguagens. Dada a grande qualidade dos trabalhos apresentados, o júri optou por autores ainda não incluídos no referido acervo. Os trabalhos estão expostos no Palácio Vila Flor
O Prémio Nacional Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias.
PRÉMIO CARREIRA
Sugerido pela direção artística e pela Câmara vimaranense, este ano, a BIG atribuiu o Prémio Carreira a Cristina Sampaio, ilustradora reconhecida pela grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração.
O prémio é complementado por uma exposição que percorre os seus trabalhos mais emblemáticos, patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) até 31 de dezembro (mais informações neste link).
A BIG traz esta edição a Guimarães um número expressivo de artistas nacionais e internacionais, com corpo artístico consagrado e nomes da ilustração emergentes. Foram selecionadas 191 obras de 95 ilustradores candidatos ao Prémio Nacional BIG 2025.
A diversidade de perfis e as obras selecionadas na 5ª edição da Bienal de Guimarães, que decorre até de 31 de dezembro, reforçam a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas.
Estão expostos trabalhos de universos e linguagens visuais distintos, com uma dimensão que lhes-é comum – a relevância e pertinência criativa assente na criação de diálogo e questionamento com diferentes públicos e contextos.
A BIG uma iniciativa da autarquia, com a organização da cooperativa MOTOR – Produção Cultural, com sede em Guimarães e tem como objetivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
Esta iniciativa conta com a direção artística do artista plástico Tiago Manuel e Rui Bandeira Ramos a direção técnica.
PROGRAMA CULTURAL ATÉ AO FIM DO ANO
Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG): ‘Cristina Sampaio – A linha clara’, mostra com os trabalhos mais representativos da ilustradora (Prémio Carreira BIG 2025);
Palácio Vila Flor (CCVF): mostra dedicada aos concorrentes ao Prémio Nacional BIG 2025
Palacete de São Tiago: exposição de pintura de ‘Ilda David – Amor de Perdição’
Sociedade Martins Sarmento: exposição de cartazes de cinema – ‘Mão de ferro, luva de seda’, em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek.
Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA): exposição ‘Vai e brinca!’ de Madalena Matoso
Realiza-se ainda o ciclo de palestras ‘A Teia da Ilustração’ dedicada à ilustração e destinada ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados.
Estas palestras têm a curadoria de Tiago Manuel, artista plástico. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia.








