A rede de cidades europeias Culture Next, de que Braga é um dos membros fundadores, defende que os governos europeus devem criar capitais nacionais da cultura que permitam às cidades que não tiveram sucesso na candidatura a Capital Europeia da Cultura concretizar os projetos culturais desenvolvidos nesse contexto.
A proposta consta de uma declaração aprovada na conferência de Outono da Culture Next, que decorreu entre 14 e 17 de outubro na cidade de Bieslko-Biala, na Polónia.
De acordo com a Braga25 “a fórmula parte do exemplo da decisão do Governo de Portugal de criar o título de Capital Portuguesa da Cultura e atribuí-lo às três cidades finalistas que não foram escolhidas como Capital Europeia da Cultura em 2027”. Braga é a Capital Portuguesa da Cultura em 2025.
A Culture Next entende que a Comissão Europeia deve providenciar os termos de referência para uma Capital Nacional da Cultura, que os Governos nacionais dos parceiros europeus possam implementar de modo a apoiar o desenvolvimento das competições nacionais para o título de Capital Europeia da Cultura.
“A intenção é não desaproveitar o trabalho de desenvolvimento dos dossiês de candidatura ao título europeu”, refere a Braga25.
Esta a proposta política, inspirada no exemplo português, consta do contributo da Culture Next, a maior rede europeia de cidades culturais, para o novo quadro de referência da próxima geração de capitais europeias da cultura, que está em discussão nas instâncias comunitárias.
A declaração foi aprovada no final da conferência da Culture Next Bielsko-Biala, cidade no sul da Polónia, que será a primeira Capital Nacional da Cultura polaca. A criação da iniciativa surgiu na sequência da atribuição do título de Capital Europeia da Cultura 2029 à cidade de Lublin, num processo semelhante àquele que fez de Braga Capital Portuguesa da Cultura neste ano.
A rede Culture Next foi criada em 2017, reunindo cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura, atuais ou antigas, premiadas ou não, com a missão de apoiar a implementação de programas e políticas de desenvolvimento urbano orientados pela cultura.
Braga é uma das cidades fundadoras desta rede e Joana Meneses Fernandes, coordenadora executiva da Braga 25 e administradora executiva da Faz Cultura – Empresa Municipal de Cultura de Braga, EM, integra, desde o início do ano, a direção da Culture Next, com mandato para os próximos três anos.