A Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAAVE), em Guimarães, foi distinguida com a acreditação europeia de Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos pela European Society for Medical Oncology (ESMO), anunciou aquela entidade em comunicado esta segunda-feira.
“Este reconhecimento internacional reflete o compromisso contínuo da ULSAAVE com a qualidade, a humanização, a proximidade e a integração dos cuidados oncológicos e paliativos, reforçando a sua posição como referência na prestação de cuidados de saúde especializados”, lê-se na nota.
A distinção foi atribuída no dia 17 de outubro, durante o congresso anual da ESMO, em Berlim. Com este reconhecimento, a ULSAAVE torna-se o quarto centro hospitalar do SNS a ser distinguido e passa a integrar “uma rede de mais de 260 centros de 60 países em todo o mundo”.
“É um marco de grande orgulho para a nossa instituição e para toda a região. Representa o reconhecimento da dedicação das nossas equipas e dos seus excelentes profissionais, bem como do investimento contínuo na excelência dos cuidados prestados aos doentes oncológicos”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração da ULSAAVE, Pedro Cunha.
A acreditação ESMO distingue centros que asseguram elevados padrões de integração entre a oncologia e os cuidados paliativos, promovendo uma abordagem centrada no doente, com foco na qualidade de vida e no acompanhamento integral ao longo de todo o percurso da doença.
A European Society for Medical Oncology é uma organização de referência mundial, dedicada ao avanço da oncologia médica. Através do programa de Centros Designados, reconhece instituições que se destacam pela integração exemplar entre os cuidados oncológicos e paliativos.