A Câmara de Braga assinalou, na passada semana, a Semana Europeia da Democracia Local com um conjunto de iniciativas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, que colocaram os jovens no centro da reflexão e da ação cívica.
Ao longo da semana, foram realizadas diversas atividades que evidenciaram o papel fundamental da juventude na construção de uma democracia viva e participativa. Entre os destaques, contou-se a entrega dos certificados de participação aos jovens do Programa de Voluntariado Jovem ‘Voluntaria-te’, como forma de agradecimento aos jovens presentes pelo seu contributo ativo para a comunidade nos diversos programas em que participam.
Foi ainda inaugurada a exposição ‘Os Direitos dos Jovens’, que apresenta, de forma gráfica e acessível, os direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa — uma forma criativa de promover o conhecimento e a consciência cívica entre os mais novos.
Outro momento marcante foi a reunião do Conselho Municipal da Juventude, um espaço de diálogo democrático e pluralista e que contou com a participação das associações juvenis que o compõem, tendo sido, entre outros assuntos discutidos e aprovados, eleita a Comissão Permanente para o biénio 2025/2026.
A semana incluiu ainda as Conversas da Loja da Juventude, subordinadas ao tema ‘A Democracia Começa no Bairro’. Nesta iniciativa, moderada por Carlos Videira, administrador da empresa municipal BragaHabit, estiveram presentes associações de moradores e representantes do Município que partilharam experiências e perspetivas sobre o papel das comunidades locais na construção de uma cidade mais participativa e solidária, destacando a importância dos orçamentos participativos como ferramenta de cidadania ativa.
PRESENÇA NA ESLOVÉNIA
Braga marcou também presença em Ljubljana, Eslovénia, na study visit ‘Let’s Share Knowledge about Participatory Budgeting’, organizada pela Dypall. Esta iniciativa permitiu conhecer práticas, mecanismos e modelos sobre orçamento participativo direcionados aos jovens. A participação nesta visita teve como objetivo motivar uma participação sustentada e informada no sentido de reforçar o compromisso do município com políticas de juventude mais inclusivas e participativas.
“Com uma programação diversificada e inspiradora, a Semana Europeia da Democracia Local foi uma oportunidade para dar voz e espaço aos jovens envolvidos no associativismo, no voluntariado e na participação cívica, reforçando o compromisso do município com uma democracia viva, próxima e ativa”, refere comunicado da autarquia.