O candidato independente à presidência da Junta de Freguesia de Pedome, em Famalicão, Filipe Abreu, denunciou esta terça-feira que durante os festejos da candidatura vencedora (PSD/CDS) foi atirada uma garrafa de vidro contra a casa onde reside.
Ao mesmo tempo que admite na rede social Facebook que os danos causados são reparáveis, o líder do movimento ‘Juntos por Pedome” conta que na noite eleitoral de domingo no “decorrer dos festejos da lista vencedora, a paz da minha casa foi interrompida pelo arremesso de uma garrafa de vidro contra a parede do quarto onde estavam a minha esposa e as minhas filhas”.
Se os estragos são de pouca monta, já “o sentimento de insegurança e desrespeito é mais difícil de apagar”.
E acrescenta: “Tão grave como o ato em si, é ouvir relatos de pessoas que se gabam de “encher a casa de garrafas”. “Isto não é política. Isto é a falência do mais básico civismo.”
Dirigindo-se a Alexandra Vieira, o independente afirma “o que define verdadeiramente o carácter de uma liderança não é o erro de um apoiante. É a reação a esse erro”.
“Passaram dois dias. Acredito que a grandeza de uma pessoa, e de um futuro líder, não se mede apenas pela forma como celebra as suas vitórias, mas pela humildade de reconhecer um erro e pela decência de fazer um simples telefonema. Um gesto de civismo não teria mudado o resultado eleitoral, mas teria demonstrado o respeito humano que deve estar sempre acima de qualquer diferença política”, remata Filipe Abreu
AUTARCA NÃO VIU
Entretanto, a recém-eleita presidente de Junta negou ter assistido ao ato de vandalismo.
À Cidade Hoje confirmou que seguia na caravana, explicando que a paragem em frente à casa de Filipe Abreu serviu apenas para recolher uma bandeira que teria caído de uma viatura.
Ao órgão de comunicação social famalicense, Alexandra Silva lamenta que Filipe Abreu tenha recorrido às redes sociais sem antes a contactar para um eventual esclarecimento. Garantiu que vai averiguar o sucedido, de forma a perceber se a garrafa foi lançada por alguém ligado à sua equipa.
Disse ainda que as acusações de Filipe Abreu são um ataque ao seu bom nome pelo que pondera agir em conformidade.
Fernando Gualtieri (CP 7889)