Um Theatro Circo de sala cheia ouviu esta noite de quinta-feira, o candidato à Câmara bracarense, o socialista António Braga, dizer que em Braga “há uma ausência de sonho e de visão” em Braga, apontando o dedo à “falta de ambição” do atual Executivo PSD/CDS/PPM.
O candidato da Somos Braga, coligação que junta o PS e o PAN, destacou algumas ideias chave do seu programa, nomeadamente a criação de um “grande parque empresarial” junto à futura estação de TGV, a construção de 500 habitações a custos acessíveis no primeiro mandato, a implementação de uma rede de creches para eliminar listas de espera e a “refundação” os Transportes Urbanos de Braga, envolvendo municípios vizinhos para criar uma “rede eficiente e previsível”.
O comício serviu igualmente para António Braga relembrar, mais uma vez, que a cidade “merece um metro de superfície em vez do projeto BRT”.
A encerrar, foi um António Braga confiante na vitória que prometeu “devolver a Braga o dinamismo, a justiça e a visão de futuro” que considera terem sido perdidos nos últimos doze anos de Executivo do social-democrata Ricardo Rio.
Para dar força a António Braga, a sessão contou com a presença de José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, e Francisco Assis. Ambos elogiaram “a experiência, a integridade e a visão” do candidato socialista, sublinhando que “Braga precisa de um novo ciclo político”.
Francisco Assis destacou que António Braga é a pessoa indicada para ser presidente da Câmara por, além de “uma enorme capacidade para funções executivas, como a de presidente, ser um homem de diálogo com a vontade de servir” o concelho.
Já José Luís Carneiro apelou à mobilização, salientando o “papel histórico” do PS no desenvolvimento da cidade e a importância de relançar Braga como “motor da região”.
COMISSÃO DE HONRA
O evento decorreu também no dia em que a Somos Braga apresentou a sua Comissão de Honra. Presidida pelo empresário Ricardo Costa, Comissão integra 49 figuras da cidade de Braga – uma por cada ano de democracia local.
Entre os membros da comissão de honra contam-se os nomes como Artur Passos, ex-administrador da Salvador Caetano, Tarroso Gomes, advogado, e Tânia Patrão, médica e pioneira no futebol distrital, sendo a primeira mulher a dirigir uma final masculina da AF Braga.
Da área da saúde, a Comissão de Honra do PS/PAN conta com nomes como o pediatra Carvalho Ribeiro, Pedro Morgado, psiquiatra e professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho, e o pneumologista Rui Rolo.
Fernando Gualtieri (CP7889)