O antigo Seminário Diocesano de Vila Real vai ganhar nova vida com a abertura de um hotel de 4 estrelas do Grupo Água Hotels, num investimento de sete milhões de euros, anunciou o grupo algarvio
O projeto hoteleiro, já aprovado pela Câmara Municipal, prevê a requalificação integral do edifício, mantendo a sua identidade histórica. A unidade terá 80 unidades de alojamento, receção, restaurante, wine bar, SPA e salas de reunião, tornando-se um novo ponto de atração na cidade – tanto para visitantes como para os próprios vila-realenses, já que o wine bar e o spa estarão abertos ao público.
As obras devem começar em 2026, com abertura prevista cerca de um ano e meio depois. Estima-se a criação de cerca de 40 postos de trabalho diretos.
O projeto de arquitetura é da autoria de Emanuel Cardoso.
O edifício original, mandado construir por D. João Evangelista de Lima Vidal, 1.º bispo de Vila Real, abriu portas em 1930. A localização, junto à Avenida Carvalho Araújo, insere-se numa das zonas mais centrais da cidade.
O protocolo estabelecido entre a Diocese de Viseu e o Grupo Água Hotels prevê a reabilitação integral do edifício, assegurando a continuidade do seminário e de outros serviços diocesanos na ala sul.
“O hotel será desenvolvido de forma a preservar o valor histórico do imóvel e a devolvê-lo à cidade com novos usos, acrescentando vitalidade cultural e dinamismo económico”, diz o Água Hotels.
Inaugurado em 1930, o seminário de Vila Real chegou a acolher mais de 300 alunos nos anos 60, mas o número de seminaristas foi diminuindo nas décadas seguintes até se tornar residual.
Fundado em 2008, o Água Hotels é um grupo hoteleiro 100% nacional, com sede no concelho de Lagoa, cuja atividade se centra gestão e exploração de unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos, detendo atualmente quatro hotéis no Algarve ((Riverside, Alvor Jardim, Lagos Bay e Vila Branca), um em Mondim de Basto e outro em Cabo Verde.