A Câmara da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, com a apresentação pública do Plano Estratégico Local para o Turismo – Horizonte 2030, “um marco de grande importância para o futuro do concelho”, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
“Com uma visão de longo prazo e orientado para a valorização dos recursos endógenos, o Plano propõe uma abordagem assente na sustentabilidade, inovação, participação comunitária e qualificação da oferta”, refere a autarquia em comunicado.
A identidade local — com destaque para o património como a filigrana certificada, a memória de Maria da Fonte e o Castelo de Lanhoso — “está no centro da estratégia de diferenciação e captação de novos fluxos turísticos”.
A criação de órgão consultivo e definição de equipa técnica de concretização; o lançamento de programa de capacitação dos agentes económicos e a dinamização de novos produtos turísticos, alinhados com as vocações patentes no território, são algumas das ações concretas, definidas neste documento.
A sessão, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi presidida pelo vereador do Turismo e Atividades Económicas, Ricardo Alves, e contou com a presença de representantes do setor turístico, agentes económicos, instituições locais e membros da comunidade, “reforçando a mensagem de que o turismo é um projeto coletivo e um motor estratégico de desenvolvimento local”.
“O município da Póvoa de Lanhoso reafirma, assim, o seu compromisso com um turismo responsável, autêntico e gerador de valor quer para quem visita, quer atendendo ao bem-estar da comunidade”, lê-se no comunicado.