A Câmara da Póvoa de Lanhoso promoveu, esta semana, um simulacro de emergência médica na Piscina Municipal Coberta para testar procedimentos de emergência com DAE – Desfibrilhador Automático Externo.
Dando seguimento a um conjunto de simulacros que o Serviço Municipal de Proteção Civil tem promovido nos edifícios municipais, este exercício contou ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da empresa que forneceu os DAE ao Município, equipamentos que existem nas piscinas e no campo de jogos municipal.
O exercício simulou a ocorrência de uma queda de que resultaram uma pessoa com uma fratura e outra que entrou em paragem cardíaca. O objetivo foi testar o DAE existente na piscina e fornecer aos colaboradores ferramentas para reagir em situações desta natureza.
Este simulacro inseriu-se no âmbito da implementação das Medidas de Autoproteção e teve como objetivo testar os procedimentos de emergência em situações doença súbita e de traumatismo ou em situações de paragem cardiorespiratória.