O monólogo ‘Ninguém’, interpretado pelo ator António Capelo, e que estava previsto realizar-se no dia 4 de outubro no Cine Teatro João Verde, em Monção, foi cancelado, avança a sala de espetáculos na página de Facebook
“Por motivos alheios ao Cine Teatro João Verde, informamos que o espetáculo ‘Ninguém’ foi cancelado. Pedimos, desde já, desculpa e agradecemos a compreensão”, pode ler-se na publicação.
Este cancelamento ocorre depois de o ator de 69 anos ser acusado de assédio sexual por ex-alunos da escola onde foi docente, a ACE – Escola de Artes, no Porto.
À SIC, o ator garante estar a ser vítima de julgamentos em praça pública e que sempre teve uma postura dura, mas adequada enquanto dava aulas. António Capelo decidiu apresentar uma queixa-crime por difamação no início de setembro e afastar-se das funções de direção na escola de artes.
ESCOLA INVESTIGADA
A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) abriu um processo de averiguações à ACE – Escola de Artes, no Porto, após ter recebido uma denúncia sobre aquela instituição.
A direção da ACE demitiu-se após terem vindo a público testemunhos a dar conta de alegados casos de abusos por parte de professores daquela instituição ao longo de vários anos.
“A Inspeção-Geral da Educação e Ciência determinou a abertura de um processo de averiguações, na sequência de uma denúncia que deu entrada no dia 8 de setembro”, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que também já tinha confirmado a decisão da IGEC aos jornais Público e Expresso.