Arrancou esta quarta-feira em Le Guilvinec (França), o Trade Navigation Tour (TNT), a rota à vela do projeto FISATUR, projeto que une pescas, aquacultura e turismo marítimo sustentável, com destino a Viana do Castelo
Até ao final do mês, o TNT percorre a costa atlântica de França, Espanha e Portugal, ligando comunidades piscatórias, projetos turísticos inovadores e práticas sustentáveis. Cofinanciada pela União Europeia, o FISATUR tem a sua etapa final em Viana do Castelo e conta com a participação dos vencedores portugueses da convocatória de ideias inovadoras para o turismo azul.
O TNT representa um marco no FISATUR, juntando inovação, tradição e sustentabilidade ao longo de duas semanas de viagem marítima e encontros em terra. A rota inclui oito paragens principais – de Le Guilvinec (França) a Viana do Castelo (Portugal) – e visitas complementares a comunidades com forte ligação ao mar, como Esposende, Caminha, A Guarda ou San Cibrao.
Com atividades que vão de showcookings com algas em França a experiências de apanha de bivalves na Galiza e eventos culturais em Portugal, o TNT valoriza o património marítimo e impulsiona a cooperação entre pescas, aquacultura, turismo e inovação.
A comitiva integra representantes de entidades em destaque no projeto. De Portugal, seguem viagem elementos dos dois projetos vencedores da convocatória FISATUR: ‘Alto Minho Fly Fishing School’ – criação da primeira escola portuguesa de pesca à pluma com devolução, no rio Minho e ‘Preservação do Património Marítimo em Esposende’ – iniciativa do Museu Marítimo de Esposende que combina restauro de embarcações tradicionais com tecnologia 3D e atividades educativas.
Este projeto internacional conta com a participação de seis parceiros de três países: além do Politécnico de Viana do Castelo e da CIM do Alto Minho em Portugal, envolvem-se a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e o L’Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).
Informações sobre a viagem em www.fisatur.org ou no linkedin.