Guimarães acolhe, na próxima sexta-feira, o encontro ‘Inclusão e diversidade nas bibliotecas escolares’ no âmbito do Byblios, projeto europeu de educação para adultos desenvolvido em parceria por seis entidades de Portugal, Alemanha, Espanha, Itália e Roménia.
Com duração de 24 meses, o Byblios coloca as bibliotecas escolares, públicas e comunitárias no centro da inclusão, assumindo-as como espaços de aprendizagem, crescimento pessoal e participação social.
O projeto, financiado pelo Erasmus+ KA2, aposta em dois públicos prioritários: os bibliotecários, que enfrentam novos desafios de formação contínua devido à digitalização, e os jovens adultos com deficiências cognitivas ligeiras a moderadas, que encontram nas bibliotecas uma oportunidade para desenvolver competências e adquirir certificação profissional como assistentes de bibliotecário.
O encontro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, conta com a presença da vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, na sessão de abertura, e é encerrado pela secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Maria Clara Marques Mendes.