Os projetos comunitários da orquestra bracarense ODE- Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, e o grupo Outra Voz, de Guimarães, unem-se em palco para uma experiência sonora, pelas 18h00 deste sábado, no âmbito da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura e da Noite Branca.
Os organizadores de espetáculo referem que “os dispositivos eletrónicos, que guiam por uma jornada auditiva repleta de texturas e ritmos incomuns, adicionam-se à dimensão humana e emocional do grupo vocal, conhecido pela sua versatilidade e expressividade”.
“Este concerto colaborativo que faz parte da programação da Noite Branca de Braga, é uma imersão sensorial que desafia as perceções convencionais: a fusão da tecnologia e da expressão vocal revela um novo território musical, onde a inovação e a tradição convergem para criar algo verdadeiramente único e comunitário entre as duas cidades minhotas”, afirmam
A ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos é já conhecida da comunidade bracarense, proporcionando, desde 2019, um local de encontro e partilha de músicos e não músicos de Braga em torno da exploração sonora. Na edição de 2025, a direção artística deste projeto aberto à comunidade está a cargo da harpista espanhola Angélica Salvi.
Criada em julho de 2010 no âmbito de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, a ‘Outra Voz’ é um ponto de encontro entre pessoas, dedicado à expressão e exploração vocais a partir da música de tradição e transmissão oral.
ARRUADA CLUBE RAIZ
Também no dia 7 de setembro, pelas 15h30, o Clube Raiz realiza uma arruada pelas as ruas do centro de Braga num espetáculo contagiante com os grupos de percussão e quem se quiser juntar.
Com a curadoria de Ilídio Marques, o património musical de Braga e do Minho é o ponto de partida para o Clube Raiz. O programa pretende criar um ecossistema para a celebração e promoção da música tradicional existente na cidade e na região.

Projeto Orquestra de Dispositivos Móveis